Uniforme corporativo diferente em cada setor: será que vale a pena?

10 de fevereiro de 2022
duas mulheres e um homem sorrindo para a câmera. Eles vestem uniformes diferentes

Em algumas empresas, é comum que cada setor tenha um modelo de uniforme corporativo diferente. Essa diferença pode estar ligada tanto à funcionalidade das peças quanto à facilidade de identificação de área de trabalho.

Mas, em algumas empresas, a escolha por uniformes diferentes pode ter mais impactos negativos do que positivos.

Se você está pensando em adotar os uniformes diferentes por setor, confira os prós e os contras. Em seguida, avalie a realidade da sua empresa e, então, tome a decisão.

Uniforme corporativo por setor: prós e contras

  • Prós

Nós já contamos aqui no blog que o uniforme corporativo ajuda na organização e na imagem de profissionalismo de uma empresa. Dessa forma, utilizar workwears diferentes por setor é uma forma simples de fazer essa diferenciação

Assim, os clientes vão saber a quem devem se direcionar para serem atendidos, por exemplo. Além disso, a diferenciação pode ajudar na comunicação entre os setores e até agilizar na execução de uma tarefa.

Da mesma forma, os uniformes diferentes são uma ferramenta importante para atender às necessidades de cada setor. Por exemplo, em um hospital, médicos e enfermeiros precisam de roupas especiais, como os jalecos, por questão de segurança. 

Já os colaboradores da área administrativa não têm essa necessidade. Por isso, uma camisa social ou até um vestido caem bem.   

  • Contras

O uniforme corporativo não só traz organização, como também serve para unir a equipe. Mas, ao adotar uniformes diferentes, o sentimento pode ser de deslocamento ou até de subordinação.

É o que acontece, por exemplo, nos casos em que o workwear dos cargos chefia são mais sofisticados, com materiais mais nobres ou até modelos mais formais, enquanto o restante dos funcionários têm uniformes mais simples.

A situação fica ainda pior quando os gestores nem usam as peças. Nesses casos, dá-se a impressão de que o colaborador está ali apenas para servir

Além disso, em empresas de pequeno porte ou aquelas em que as equipes ficam espalhadas por todo o país, os uniformes diferentes não fazem sentido. Em vez de causar a organização e a união, eles passam a sensação de que cada um está por si. Nesses casos, o modelo de uniforme único funciona melhor

Como deve ser o uniforme por setor

Se você decidiu optar por modelos diferentes de workwear para sua equipe, algumas dicas são interessantes para manter a harmonia dos uniformes:

  • mantenha um padrão. Como já falamos, se algum setor tem uniformes mais sofisticados do que outro, gera desconforto. Então, opte por tecidos semelhantes;
  • respeite as especificidades de cada cargo. Segurança sempre vai ser um fator mais determinante do que o estilo na hora de definir um modelo de uniforme. Na dúvida, ouça as necessidades dos colaboradores antes de tomar uma decisão;
  • tente manter elementos em comum. Pode ser a paleta de cores, a posição da logo… qualquer elemento que ajude a manter o sentimento de pertencimento à equipe.

Outra dica importante é procurar um bom fornecedor. Na Imagem Uniformes, você conta com uma equipe preparada para encontrar a melhor estratégia de workwear para a sua empresa. Além disso, nossa experiência de mais de 20 anos de mercado vai te ajudar a encontrar os modelos ideais para manter sua equipe confortável e, de quebra, ajudar no marketing do seu negócio.

Para a confecção, utilizamos apenas materiais de alta qualidade e damos uma atenção mais que especial para os acabamentos. Por fim, cuidamos da logística de distribuição e trocas em todo o país. 

Preparados para começar uma parceria? Entre em contato conosco.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]