Indústria têxtil: quais são as tendências para o futuro dos tecidos?

21 de setembro de 2020
industria têxtil: evoluções do mercado irão aumentar a competitividade do setor

Com o forte avanço tecnológico em todo mundo nos últimos 20 anos, era de se esperar que a indústria têxtil estivesse na vanguarda da inovação e não foi diferente. Hoje temos uma grande variedade de tecidos e tecnologias que garantem maior eficiência e principalmente sustentabilidade no processo de fabricação de tecidos e roupas.

Quer saber as principais inovações e tendências para o futuro dos tecidos? Então acompanhe o artigo e entenda o que está em alta nesse universo que está em constante transformação. Uma boa leitura!

Sustentabilidade é o caminho

Assim como outros mercados, o foco deve ser em sustentabilidade desde da matéria-prima até o processo de fabricação. Hoje investe-se muito em pesquisa e desenvolvimento para criar tecidos que possam reduzir o impacto ambiental, até mesmo reciclando lixo e materiais.

Com o surgimento de novas tecnologias, produtos inusitados surgiram por todo mundo como, por exemplo, a Qmilk que produz uma fibra artificial derivada do leite que seria inicialmente descartado pela indústria. Assim, ele acaba sendo reaproveitado para criação de fios.

Estudos para o desenvolvimento de novos tecidos estão avaliando matérias-primas como fibras de coco, milho, entre outras.

Múltiplas possibilidades com nanotecnologia

A cada dia que passa a nanotecnologia está cada vez mais presente ao utilizar substâncias com micropartículas atendendo diversos propósitos. Entretanto, apesar do custo alto, com o aperfeiçoamento das tecnologias o custo de produção tem caído e novas possibilidades de uso tem surgido, como, por exemplo:

  •        Controle de Temperatura;
  •       Proteção antibacteriana;
  •        Maior maciez do tecido;
  •        Tecido repelente de insetos;
  •        Camuflagem e resistência.

Interatividade com dispositivos móveis e internet das coisas

Aqui as possibilidades são quase infinitas. Através de sensores os tecidos poderão avaliar em tempo real a sua saúde, dando relatórios precisos de diversos aspectos como batimento cardíaco, oxigenação, gasto calórico e muito mais.

Portanto, já existem iniciativas de grandes empresas como o Google Project Jacquard que tem como objetivo criar um tecido que seja entrelaçado com fios condutores, sensíveis ao toque e totalmente interativo.

Personalização e Biotecnologia

Seja qual for a tecnologia, é perceptível que o futuro dos tecidos é voltado para a personalização e integração das pessoas e ambientes através de produtos ecossustentáveis.

Portanto, isso indica uma grande mudança de paradigma em toda indústria, reduzindo sua dependência de produtos oriundos da indústria petroquímica para um futuro direcionado à biotecnologia ao usar produtos biodegradáveis e de baixo impacto ambiental.

Quer saber mais sobre a evolução dos tecidos e as tendências do mercado da moda? Então clique aqui e leia mais conteúdos exclusivos da Imagem Uniformes. E não esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]