Máscaras no cotidiano pós-pandemia: uma tendência que veio pra ficar?

13 de maio de 2020
Máscaras personalizadas

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que as máscaras caseiras seriam uma forma de proteção contra o coronavírus, as pessoas decidiram usá-las no cotidiano. Alguns países já até indicaram que o uso de máscaras no cotidiano é obrigatório, respeitando as determinações da OMS. E se é para usá-las, que sejam ao menos estilosas!

Nos Estados Unidos, isso já é tendência. Vale tudo: pode ser colorida, estampada, com o emblema do seu time do coração, com frases de protesto, ou que lembre seu super-herói favorito. De olho nisso, o mercado da moda já se adaptou. Aqui na Imagem Uniformes mesmo, já produzimos máscaras para a Arezzo, Balonê, Love Brands, Morana, Mr. Cheney, Natura e The Body Shop! Mas será que, com o fim da pandemia, o uso de máscaras no cotidiano vai pegar?

Mercado aposta no uso de máscaras no cotidiano

No Japão, o uso de máscaras descartáveis é comum. Isso porque eles se preocupam em não transmitir doenças para as demais pessoas. Então, se estão gripados, por exemplo, usam o equipamento em todos os lugares. Diferentemente disso, aqui no Brasil, nunca foi normal usar máscaras no cotidiano. Mesmo assim, alguns especialistas acreditam que após a pandemia de Covid-19 isso pode mudar.

O que já se percebe é que algumas empresas da moda estão de olho nessa possível tendência e aproveitando para criar acessórios personalizados. A Chanel, por exemplo, anunciou que vai produzir máscaras de acordo com o recomendado pela OMS e vendê-las somente após a aprovação das autoridades francesas. Outras marcas de luxo, como Dior e Prada também decidiram criar sua coleção de acessórios contra coronavírus.  

E como está a produção de máscaras no Brasil?

No Brasil, não só as grandes marcas estão apostando na confecção de máscaras não cirúrgicas. Aqui, a nova tendência de moda e saúde está levando costureiras e pequenas confecções a produzir o acessório. As profissionais da moda estão usando os tecidos do estoque para produzirem as máscaras. Elas estão certas. Afinal, só em uma plataforma global de vendas, a procura pelas máscaras cresceu 500%.  Mas há características e cuidados que devem ser levadas em consideração na hora de fazer o produto. Veja abaixo.

Cuidados na produção das máscaras

Neste post, estamos nos referindo a máscaras de uso não-profissional. Para ter eficiência, as máscaras devem ser produzidas respeitando algumas regras. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou as seguintes recomendações.

  1. As máscaras devem ser produzidas com tecido que contenha algodão ou com TNT que não cause alergia
  2. Elas devem ter 2 camadas sendo com tecido respirável, ou com tecido com algodão na parte em contato com o rosto
  3. O acessório deve cobrir boca e nariz
  4. As superfícies de trabalho devem ser desinfetadas com álcool 70% ou com hipoclorito de sódio a 1% antes do início da produção das máscaras
  5. Depois de prontos, os acessórios têm que ser lavados com água e sabão e passados com ferro quente
  6. Não devem ser usadas essências ou perfumes

As máscaras também podem ser oferecidas pelas empresas para seus colaboradores. As companhias devem prestar atenção nos requisitos exigidos para oferecerem produtos de qualidade e eficientes. Seja agora ou na pós-pandemia, a Imagem Uniformes está preparada para atender as empresas na confecção de uniformes, garantindo que a equipe se vista com conforto, praticidade, segurança e autoestima.

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]