A definição do tecido empregado na confecção dos uniformes é fundamental nas épocas do ano que atingem temperaturas mais elevadas. O conforto térmico é importante para garantir que a roupa não incomodará o exercício do trabalho. O desempenho na execução das tarefas diárias do trabalhador está diretamente relacionado a uma boa escolha no planejamento de seu uniforme.
Conheça abaixo os tipos de tecidos mais usados e suas principais características.
1. Malha
A malha é um tecido super versátil, que pode ser usado na confecção de vários tipos de uniformes e, além disso, é bem conhecida pelo consumidor.
- Vantagens
- Flexibilidade: se adapta a vários tipos de corpos. Ao mesmo tempo, possui elasticidade. Não só estica como também retorna ao tamanho inicial.
- Conforto: a malha proporciona maior conforto pela porosidade das fibras do tecido, o que proporciona maior troca de calor com o ambiente. Isso significa, no calor, a absorção do suor e facilita a transpiração. Já no frio, atua como um isolante térmico, que impede que o corpo perca calor.
- Desvantagens
- Deformação: quando o tecido se estica demais, pode causar alargamento. Da mesma forma, quando lavado de forma inadequada, pode encolher.
- Enrolamento: sabe quando a roupa de malha fica se enrolando nas bordas? Isso acontece em alguns tipos de malha, mas esse é um problema que pode ser contornado quando a confecção tem um cuidado maior com o acabamento.
2. Linho misto
O linho simboliza conforto e elegância. Além disso, é um tecido muito resistente. Para baratear os custos e amarrotar menos, pode-se misturar as fibras naturais com a viscose, algodão e até o poliéster. É essa mistura que chamamos de linho misto.
- Vantagens
- Bom caimento: o linho misto tem uma fibra bastante forte, ideal para peças mais estruturadas. Essa característica faz com que o tecido seja muito resistente.
- Conforto: é um tecido fresquinho, ideal para uniformes de verão. Além disso, o linho misto é mais macio, se comparado ao linho puro.
- Desvantagens
- Amarrota: há quem diga que essa desvantagem é, na verdade, um charme. Mesmo assim, pode ser necessário passar as peças após a lavagem.
- Encolhimento: antes de vestir uma peça, o indicado é molhar sem torcer para retirar a goma do linho misto. Assim, você consegue ter noção do tamanho real da peça. Esse passo é importante porque esse é um tecido que costuma encolher na primeira lavagem.
3. Sarja leve
É um tecido que, visualmente, lembra o jeans, mas é mais leve. A sarja leve é feita de algodão e está disponível em várias cores e estampas.
- Vantagens
- É estruturada: a sarja é encorpada e permite e produção de blazer, calça e até vestido de alfaiataria. Ideal para quem quer um uniforme clássico, mas bem mais leve.
- Proporciona movimento: é ideal para saias godê, pois dá mais volume para a peça. Além disso, proporciona maior respiração da pele através do tecido. É ideal para períodos de alta temperatura.
- Desvantagens
- Não estica: a sarja leve é um tecido plano e, por isso, tem pouca elasticidade. Dessa forma, os tamanhos devem ser bem definidos, evitando perda de peças.
- Menos resistente: se comparado ao jeans ou ao brim, a sarja é mais leve. Então, o tecido aguenta menos tensões.
Como escolher o tecido ideal para o uniforme da minha empresa?
Agora que você já sabe as principais características dos tecidos mais indicados para o período do verão, sua escolha vai depender do que mais se adequa ao seu ambiente de trabalho e ao design e da modelagem pretendidos.
Para escolher o uniforme perfeito para sua empresa, conte com a Imagem Uniformes. Somos uma empresa com mais de 20 anos de experiência em workwear de alto padrão, com modelos exclusivos e materiais da melhor qualidade. Entre em contato e solicite seu orçamento.
Gostou? Compartilhe nas suas redes!
[addtoany]