É hora de pensar nos uniformes de inverno

18 de março de 2022
é hora de pensar nos uniformes de inverno

O inverno só começa, oficialmente, no dia 21 de junho. Mas já é hora de pensar nos uniformes para a época mais fria do ano. Isso porque, como você sabe, muitos fatores influenciam na escolha de um workwear

Além disso, no outono, que começa no dia 21 de março, as temperaturas já começam a cair e nada melhor do que já estar preparado para a mudança climática.

Para te ajudar na escolha do uniforme de inverno para seus colaboradores, preparamos um guia com os principais pontos que você deve observar para sua tomada de decisões.

Por que ter um uniforme de inverno?

Os uniformes são uma ótima estratégia para o marketing da sua empresa. Além de padronizar o ambiente e nivelar a equipe, quando o seu funcionário veste o workwear, carrega sua marca e a representa por onde passar.

Da mesma forma, é uma maneira de melhorar a produtividade da empresa, incentivar o espírito de equipe e cativar clientes e colaboradores. Mas, quando os funcionários têm um modelo único de uniforme, assim que a temperatura despenca, cada um adiciona peças diferentes ao workwear: agasalhos, cachecóis, toucas e luvas em cores e modelos variados que causam uma poluição visual no ambiente de trabalho.

Ou seja, o frio acaba resultando na descaracterização dos trajes padronizados nas empresas, já que os funcionários não possuem peças apropriadas para as baixas temperaturas. Para resolver esse problema e preservar a identidade da sua empresa o ano todo, o empregador tem duas opções:

  1. estabelecer regras do tipo de agasalhos que podem ser utilizados na empresa;
  2. ter um uniforme de inverno.

No primeiro caso, o colaborador pode ter mais liberdade para escolher o que vestir. Porém, nessa opção, o empregador pode gerar indisposição com a equipe estabelecendo peças específicas que estão fora do guarda-roupa dos funcionários e forçando a compra de vestuário de inverno.

Benefícios do uniforme de inverno

Quando está frio, é comum que os colaboradores utilizem o uniforme abaixo de agasalhos e blusas de frio. Assim, além de descaracterizar o uniforme, esconde a sua marca e pode até levar a identidade visual de outras empresas para o seu negócio. Mas, ao adotar o uniforme de inverno, esse problema deixa de existir e a sua identidade visual, suas cores e identidade corporativa continuam em evidência

Além da identidade, o uniforme ajuda a organizar o ambiente de trabalho, auxiliando na identificação de quem são os colaboradores a quem os clientes devem se dirigir, por exemplo. Com a utilização de um agasalho que não tenha a identificação da empresa, por gerar confusão e até perda de vendas. 

Então, uma solução é escolher um modelo de uniforme de inverno. Que, além de manter uma padronização, chama a atenção dos clientes para a preocupação da empresa com o bem-estar do colaborador

Além de ganhar pontos com os clientes, quando uma empresa adota os uniformes de inverno, ela cativa ainda mais os funcionários. Isso porque o uniforme de inverno vai deixar seu colaborador mais confortável no ambiente de trabalho. Também, é uma forma de proteção ao frio que pode causar uma série de problemas de saúde, como gripe, resfriado, asma e pneumonia, por exemplo. E, se os funcionários adoecem menos, sua empresa não sofre com desfalques na equipe.

Sem contar que, em tempos de pandemia, quando um colaborador apresenta sintomas gripais, a recomendação é que todo o setor seja testado ou até afastado das atividades por um tempo – mesmo que não tenha o diagnóstico de covid-19. 

Além disso, o uniforme de inverno evita que seus colaboradores tenham gastos com vestuário na troca de estação ou ainda, que precisem usar peças do guarda-roupa pessoal no dia a dia da empresa, o que provoca desgaste.    

Vitrine de tendências

Outro benefício é que o uniforme de inverno gera a empolgação de uma novidade na empresa. E, em casos de lojas ou empreendimentos ligados à moda, pode funcionar como uma vitrine de tendências de estilo para a estação.

Se esse é o seu objetivo, confira as principais tendências de moda para o outono-inverno 2022:

  • oversized: são peças em modelagem ampla, especialmente jaqueta e blusões. Os tamanhos grandes são tendência há algumas temporadas e, para montar um visual moderno, escolha uma peça para ser a estrela do look;
  • croppeds: são blusas mais curtas que, no ambiente de trabalho, não devem mostrar o umbigo. As peças aparecem em composições estilosas com os agasalhos oversized;
  • cores fortes: quando falamos em moda inverno, geralmente pensamos em peças com tons sóbrios e neutros. Mas, para a estação, as cores vibrantes como o laranja, o amarelo e o pink são ótimas para quebrar a seriedade dos looks e trazer muita informação de moda;
  • jeans com pele: as jaquetas forradas com pele falsa ou pelúcia foram uma tendência nos anos 1980. Em 2022, a combinação volta, mas com modelagens novas e modernas;
  • xadrez: em diferentes padronagens e com diversas combinações de cores;
  • animal print: estampa de onça, zebra e cobra estão em alta! Especialmente as mais ousadas e com cores diferentes;
  • couro: seja em jaquetas, calças ou saias;
  • volume nos ombros: as mangas bufantes são as queridinhas há algumas estações. Agora, além delas, as ombreiras também conquistaram espaço nas passarelas e vitrines de inverno. 

Leia também: Como levar as tendências de moda para os uniformes corporativos?

Tecidos mais comuns para o inverno

Assim como no verão, existem opções de tecido para amenizar o calor, no inverno, é preciso escolher o material ideal para manter seus colaboradores protegidos do frio, com o maior conforto possível

Para que a escolha seja feita de forma adequada, deve-se ter em mente o local e a região que o profissional se encontra. Nas regiões Sul e Sudeste do país, por exemplo, geralmente as temperaturas ficam mais baixas. Em algumas cidades, podem até ocorrer geadas.

Já no Norte e no Nordeste, a variação de temperatura é menor e, por isso, os uniformes demandam tecidos mais leves.

Também é preciso levar em conta as atividades que o funcionário desempenha, para avaliar a necessidade de resistência e elasticidade para a movimentação do colaborador.

Na dúvida de qual escolher? Confira os prós e os contras dos tecidos mais comuns:

Moletom

O moletom é um tecido confortável, de algodão ou lã. Ele possui um toque macio e aconchegante que aquece bem e impede que o calor se disperse para longe do corpo. Com o moletom, é possível criar casacos, jaquetas, calças e bermudas.

É um tecido bem confortável e despojado, ou seja, não é a melhor opção para ambientes formais. Além disso, é preciso muito cuidado ao lavar e secar as peças, já que podem soltar tintas e encher de bolinhas.

Moletim

O moletim é um tipo de moletom mais leve, já que não é flanelado. Com o tecido, é possível confeccionar os mesmos modelos de roupas do que o seu irmão mais quentinho. O moletim também é informal e confortável e exige o mesmo cuidado na lavagem.

Por ser mais leve, o moletim é ideal para lugares onde as temperaturas não baixam tanto, como o Norte e o Nordeste, e para peças de meia estação. 

Helanca

A helanca é uma malha 100% poliéster, elástica, com boa durabilidade, praticidade e um ótimo custo benefício. É um tecido resistente e que retém calor, sendo um bom isolante térmico e permite que a pele respire.

Além disso, possui rápida secagem, o que agiliza a lavagem das peças. Por outro lado, não é tão confortável quanto o moletom ou o moletim. 

A helanca é utilizada tanto para a confecção de peças quanto para forros de blusas, saias e vestidos.

Microsoft

O tecido soft ou microsoft também é feito de fibras artificiais. Ele possui um toque “peludo”, sendo muito utilizado na produção de mantas, cachecóis e pantufas – uma ótima opção para as cidades mais frias ou para enfrentar o ar condicionado da empresa.

É um tecido muito resistente, que não desfia e que apresenta alta durabilidade da cor. Por outro lado, não é a melhor opção para os locais com invernos mais amenos ou com poucos dias de muito frio.

Austrália

O austrália é a opção mais indicada para locais de muita chuva e sereno, já que é um tecido repelente a líquidos, sujeira e vento. Essa propriedade é explicada pela composição, em nylon ou poliéster.

Com o austrália, é possível produzir as famosas jaquetas corta vento. Por outro lado, não retém o calor, não sendo a melhor opção para os locais mais frios.

A lã é ótima para produzir peças de inverno, como casacos, blusas e cobertores. Além de ser bem resistente a desgastes, ela apresenta uma boa duração e maleabilidade. No geral, a produção vem dos pelos de animais ovinos.

A lã também é útil para absorver a umidade e se adaptar a diversos espaços, mas sem perder a forma original. Por conta da sua grande resistência às rugas, não se trata de um material difícil de passar ou que requer tanto esse procedimento.

É um material que esquenta muito, não sendo recomendado para invernos mais amenos.

Jeans

O jeans é um tecido para ser usado em todas as estações. É um tecido resistente, feito em algodão, sarja e elastano. Com o jeans, é possível confeccionar calças, camisas e jaquetas muito estilosas e descoladas, não sendo indicado em ambientes formais.

Além disso, é um tecido que demora na secagem e pode desbotar.

Oxford e Gabardine 

Blazers, ternos e terninhos frequentemente são confeccionados com oxford ou gabardine. Ambos têm alta durabilidade, são resistentes, não amassam, não encolhem e se parecem muito. Mas o oxford é considerado um tecido inferior ao gabardine.

Isso por conta da composição: enquanto o oxford é feito em fibras artificiais, o gabardine é natural e, por isso, mais caro. 

Esses tecidos são ideais para a produção de peças mais formais e não são indicados para ambientes muito frios.

Ideias de modelos para uniformes de inverno

Além das condições climáticas e das atividades dos seus colaboradores, os modelos que serão confeccionados também devem ser levados em conta na escolha do tecido. Sem contar que o modelo é a parte visual do uniforme e comunica várias coisas: se a empresa é formal ou informal, se acompanha as tendências da moda ou é tradicional, por exemplo.

Para as empresas mais formais, os blazers são a opção mais clássica e que ficam bem em homens e mulheres com diferentes formatos de corpo. Nos modelos femininos, o ideal é que ele tenha uma modelagem mais alongada, tampando o quadril. Se quiser deixar a peça mais quentinha, opte pelos mais reforçados e em materiais mais quentes.

Por outro lado, as jaquetas são ótimas para os setores que não exigem muita formalidade no dress code. Se você optar por um tecido como o jeans ou o microsoft, opte pelas jaquetas reforçadas com forro interno, especialmente nas cidades mais frias.  

Outra dica são os suéteres, que dão um ar casual e chique para o look. Vale tanto os suéteres oversized combinados com legging ou calça jeans sequinha quanto em cima de camisas sociais para um visual mais arrumadinho.

Já os conjuntos esportivos ou de moletom são opções para quem trabalha em locais abertos e bastante descolados. Os materiais dos conjuntos devem ser funcionais e permitir maior mobilidade

Como cuidar do uniforme de inverno?

Para lavar o seu uniforme, utilize sabão em pó ou líquido e amaciante de boa qualidade. Em caso de manchas, não utilize água sanitária, já que pode descolorir as peças escuras e deixar o tecido mais frágil. Caso seja necessário, opte por produtos específicos conforme indicação do fabricante.

Além disso, lave as peças claras e escuras separadamente, para não haver alteração de cor. Também é importante enxaguar bem as peças, para não ficar resíduos dos produtos de limpeza. 

Após lavar, deixe as peças secando à sombra, preferencialmente penduradas em um cabide para não deformá-las. Se for necessário, passe o uniforme com cuidado, escolhendo a temperatura conforme as características do tecido.

Escolha a Imagem Uniformes

Para produzir os uniformes da sua empresa, escolha um fornecedor de confiança, que possa te orientar e ajudar a encontrar o modelo perfeito para seus colaboradores. Na Imagem Uniformes, temos mais de três décadas dedicadas à produção de workwear de alto padrão para grandes empresas.

Nós utilizamos apenas materiais de alta qualidade, com cuidado especial nos acabamentos da peça. Além disso, realizamos o processo de logística, distribuição e troca em todo o país.

Para ter peças da Imagem Uniformes, entre em contato conosco, explicando as principais demandas e solicitando um orçamento. Em seguida, um profissional da nossa equipe entrará em contato para os próximos passos.

A partir daí, trabalharemos juntos, buscando compreender as necessidades dos empregadores e as preferências de cores e modelos. Mas se você não tem ideia de como deve ser o uniforme, não se preocupe! Nossa equipe está preparada para criar as peças perfeitas e totalmente exclusivas para o seu negócio.

Vamos começar essa parceria? 

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]