Como cuidar de roupas e uniformes durante a pandemia?

26 de maio de 2020

Desde que houve a descoberta do novo coronavírus, ações que antes eram vistas como simples passaram a ter uma importância ainda maior no nosso dia a dia. Uma delas é a atenção especial ao cuidar de roupas e uniformes!

De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC), o vírus pode sobreviver em diferentes superfícies por até 72 horas. Isso inclui nossas vestimentas. Por isso, várias recomendações foram feitas, principalmente para quem precisa sair de casa para trabalhar e usa uniforme. Se você tem dúvidas do que deve fazer para cuidar de roupas e uniformes do modo correto, trazemos 7 recomendações logo abaixo. 

Dicas de como cuidar de roupas e uniformes para evitar o contágio por COVID-19 

1. Troque de roupa quando chegar no trabalho.

Se possível, deixe para colocar os uniformes na empresa, no escritório, no hospital. Ir para o ambiente de trabalho já com a roupa que vai usar durante todo o dia é perigoso. Isso porque da sua casa até lá, a roupa terá contato com os meios de transporte, com a saliva de pessoas que conversarão com você, com objetos que podem encostar na roupa como bolsas, carteiras, mochilas. Guarde o uniforme já limpo em uma sacola desinfetada e só utilize quando iniciar o serviço. Se possível, também tire o uniforme quando estiver indo embora.

2. Lave jalecos e uniformes hospitalares em lavanderias especializadas

Um estudo publicado no American Journal of Infection Control trouxe mais esclarecimentos sobre a infecção de jalecos e uniformes hospitalares. Por meio dele, foram apresentadas algumas medidas, antes mesmo da pandemia, de muita importância. Assim, é recomendado que as roupas dos profissionais da saúde sejam lavadas em lavanderias hospitalares. Agora, com a pandemia de COVID-19, a medida passa a ser ainda mais importante.

3. Se for lavar em casa, use água e sabão

Já está provado que o coronavírus morre com o uso de sabão. Pode ser sabão de coco, sabonete, detergente… Então, se você não puder lavar em um local especializado, pode colocar o uniforme na máquina de lavar da sua casa e usar o lava roupas que você já conhece.

4. Use água mais quente para lavar a roupa

Alguns infectologistas recomendam, porém, que a roupas sejam lavadas com água na temperatura entre 60 e 90 graus. Isso porque como o vírus sobrevive no corpo humano, com temperatura a cerca de 37 graus, acredita-se que uma água até essa temperatura não exterminaria o vírus. Além disso, outra medida de desinfecção é passar as roupas antes de vesti-las.

5. Separe as roupas de trabalho das demais

O trabalhador deve lavar as roupas usadas fora de casa assim que chegar em sua residência. Se não for possível, ao menos as separe das demais em um saco plástico. Além disso, outro ponto importante é não lavar as roupas de trabalho ou uniformes junto com as que são usadas somente em casa.

6. Lave as roupas diariamente

Se você está indo trabalhar todos os dias, lavar as roupas diariamente é uma forma de combate ao coronavírus. Assim, você evita que as vestimentas tenham contato com outros objetos da casa, ou outras roupas, e contaminem assim, o ambiente.

7. Dê preferência por algumas peças descartáveis.

Profissionais da saúde que estão em contato direto com pacientes devem usar, sempre que possível, usar aventais ou outras peças de roupas descartáveis. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANVISA), é importante remover capotes e aventais sujos imediatamente após a realização de procedimentos, descartando-os. Entretanto, no caso de avental de tecido, este deve ser reprocessado em lavanderia hospitalar.

Diante da pandemia de coronavírus, todos os cuidados são importantes e necessários. E a Imagem Uniformes está há 20 anos no mercado para auxiliar a sua empresa a ter o uniforme mais apropriado nesse momento de pandemia. Fale conosco!

Gostou? Compartilhe nas suas redes!

[addtoany]