Não são só calças e camisas que podem ser usadas em um ambiente de trabalho. Os vestidos também são boas opções para o meio corporativo e os modelos podem ser usados até em uniformes!
Antes de pensar a fundo sobre uniformes de vestidos, é importante considerar regras para escolher peças confortáveis e adequadas. Neste texto, damos algumas dicas para empresas e empregados!
Antes de escolher um estilo de vestido ideal para ser um uniforme, é importante saber se a companhia em que você trabalha tem um código de vestimenta. É o famoso dress code. Algumas empresas têm um código mais rígido, enquanto outras defendem que os colaboradores devem se vestir da forma que quiserem, ou seja, a regra é o no dress code.
Já para a empresa, é muito importante ter claramente que tipo de vestido as funcionárias podem usar, até mesmo para saber como desejar o desenvolvido de um uniforme de vestido. E, superada essa etapa, chegou a hora de saber quais são as demais regras que vão te ajudar a criar um uniforme ideal!
Roupas curtas devem ser evitadas em qualquer ambiente de trabalho. Então, se você não sabe muito bem o que é mais adequado para a empresa em que você trabalha, saiba que peças que ficam na altura dos joelhos ou, no máximo, cinco dedos acima deles, te deixarão mais elegante e adequada em qualquer ambiente corporativo.
Assim como a regra do comprimento, não dá pra usar um decote profundo no local de trabalho. Deixe a sensualidade para um momento mais casual e divertido, como uma balada, por exemplo. No trabalho, você pode até usar um vestido com decote em V, que alonga a composição. Mas, atenção: de acordo com a consultora de moda Rosângela Espinossi, ele deve chegar até onde começam os seios.
Outro bem recomendado é o decote em U. Ele é muito bom para mulheres mais baixas e mais magras, porque aumenta o volume dos seios. Mas ele não deve ficar muito baixo, podendo passar de elegante para sensual.
O decote quadrado é discreto e formal. Algumas mulheres com seios fartos preferem esse tipo de decote por dar mais sustentação. Há também a opção de decote canoa, indicado para quem quer alongar os ombros e disfarçar os quadris largos; e de transpassado, que disfarça os seios maiores e afina a silhueta.
Todos eles podem ser usados no local de trabalho e são, por tanto, opções a serem consideradas quando o assunto é uniforme de vestido. Porém, é importante considerar as atividades que são realizadas pelas funcionárias que vão usar esses vestidos.
Se o trabalho requer um pouco mais de discrição, ou se as atividades requerem mais movimento, decotes com o transpassado, por exemplo, podem deixar a mulher mais exposta em alguns momentos.
O tipo de vestido preferido para ser usado como uniformes são os de modelo reto. Isso porque não ressaltam curvas e ainda transmitem seriedade. Se a empresa quiser trazer um diferencial, pode deixar as colaboradoras incluírem um cinto. Fica discreto e dá um charme ao visual.
Vários são as composições que podem ser usados em uniformes, conforme já apresentamos em uma postagem aqui no blog. A microfibra, por exemplo, não amassa, não encolhe e tem um bom caimento. A Imagem Uniformes já usou o tecido em calças, blazers e vestidos em projetos para a Gazin, Unicredi e Sada, por exemplo.
É bom destacar que tecidos mais nobres e com certa transparência, como crepe chiffon, crepe georgete e o chiffon não são apropriados para confecção de uniformes. Eles devem ser usados para momentos mais chiques, como em vestidos de festa.
Agora que você já sabe o que deve considerar na hora de escolher um vestido para trabalhar, ou como pensar um uniforme de vestido para a sua empresa, chegou a hora de escolher uma confecção de qualidade. Conheça o nosso trabalho através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.
Gostou? Compartilhe nas suas redes!
[addtoany]